Frente vai definir candidato ao Buriti

autor Misto Brasília

Postado em 13/03/2018 20:17:41 - 19:32:00


No sentido horário, Wander, Izalci Lucas, Alírio e Joe Valle na corrida ao Buriti/Reprodução

Nome deverá ser anunciado até a primeira quinzena de abril a partir de pesquisas e acordos

O deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) conversou hoje (13) à tarde com o senador Cristovam Buarque (PPS-DF). O tucano é um dos vários interlocutores que estão em intensas negociações para criar uma nova força política para as eleições majoritárias no Distrito Federal.

Cristovam é o principal político desse acordo que resultará no nome do candidato ao governo, a vice-governador e a segunda vaga para o Senado Federal. A primeira já está reservada ao ex-governador. Cristovam abandonou a contragosto a ideia de concorrer à Presidência da República.

O PPS vai integrar a coligação em torno do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) por imposição do presidente nacional da agremiação. O deputado Roberto Freire é o principal beneficiado nesse acordo para a sua reeleição à Câmara em São Paulo.

Izalci gostaria de concorrer à sucessão do governador Rodrigo Rollemberg, mas vai disputar a indicação dentro do grupo com outros três nomes: os deputados distritais Alírio Neto (PTB) e Joe Valle, que teve seu nome lançado pelo PDT na semana passada, e Wanderlei Tavares, presidente regional do PRB e com grande influência junto aos evangélicos.

Os critérios para a escolha incluem pesquisa eleitoral, história do postulante e capacidade de liderança, entre outros. Essa definição vai ocorrer logo após o dia 7 de abril, quando se fecha a janela da transferência partidária. O nome escolhido deve ser revelado ainda na primeira quinzena de abril.

Pelos entendimentos até agora encaminhados, quem perder nesta primeira seleção, poderá ser um nome a ser apoiado para o Senado Federal ou para vice-governador. As siglas envolvidas nesta negociação são da chamada “frente cristã”, como o PRB, PMN, PSC, o DC (antes PSDC), o PSD, Patriotas e parte do PSDB, já que muitos tucanos estão aninhados no governo Rollemberg.

Nesta semana, começaram tratativas com o PP, liderado pelo empresário Paulo Otávio, que já disse que pretende concorrer ao Senado Federal, e o Democratas, liderado pelo deputado federal Alberto Fraga. Esta aproximação ocorre depois que o ex-secretário Jofran Frejat (PR), não conseguiu aglutinar forças em torno do seu nome para concorrer a governador.


Tite cai na comemoração do gol de Philipe Coutinho e vira meme na internet
AO VIVO - II Congresso de Direito Eleitoral de Brasília
veja +
Bolsa Família atende 74.122 famílias do Distrito Federal em junho
Distrito Federal recebe R$ 28 milhões do salário-educação de maio
Aprovada reserva de vagas em universidades públicas para alunos bolsistas de escolas beneficentes
veja +