CVM barra criptomoedas para fundos nacionais

autor Misto Brasília

Postado em 12/01/2018 15:32:10 - 15:10:00


Criptomoedas Biticoms

A coqueluche mundial Bitcoins preocupa órgão de controle do mercado de capitais

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) barrou a aquisição de criptomoedas pelos fundos de investimentos. A orientação da Superintendência de Relações com Investidores Institucionais (SIN) é de que o mercado aguarde manifestação conclusiva da área técnica, o que deve ocorrer só em março. O direcionamento do regulador consta em ofício divulgado nesta sexta-feira (12).

"Assim, e baseado em dita indefinição, a interpretação desta área técnica é a de que as criptomoedas não podem ser qualificadas como ativos financeiros”, defende a CVM. E, portanto, “sua aquisição direta pelos fundos de investimento ali regulados não é permitida”.

A CVM não tem uma conclusão sobre investimentos na modalidade por meio de fundos no exterior, em locais onde a operação já é permitida.

As criptomoedas tem ganhado espaço no mercado internacional, inclusive no Japão e na Rússia. Para a frear a investida Japão em outubro de 2017 preparava lançamento de uma moeda digital própria chamada J-Coin. A Rússia caminha a passos largos no mesmo sentido e poderá em breve apresentar uma criptomoeda chamada CryptoRuble.


Tite cai na comemoração do gol de Philipe Coutinho e vira meme na internet
AO VIVO - II Congresso de Direito Eleitoral de Brasília
veja +
Bolsa Família atende 74.122 famílias do Distrito Federal em junho
Distrito Federal recebe R$ 28 milhões do salário-educação de maio
Aprovada reserva de vagas em universidades públicas para alunos bolsistas de escolas beneficentes
veja +