Planta da Amazônia pode ser a solução contra o mosquito da dengue

autor Misto Brasília

Postado em 01/06/2017 18:13:32 - 18:09:00


Planta aninga pode ser vesta nos alagadiços da Amazônia/Arquivo/Picssr.com

A aninga já provou ser eficiente contra a malária, agora os testes envolve o Aedes

Uma planta encontrada nas áreas alagadas da Amazônia pode ser a solução para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus zika e outras doenças.

Há dez anos está sendo desenvolvida uma pesquisa no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), após a constatação de ribeirinhos de que não havia mosquitos transmissores da malária nos locais onde era encontrada a Montrichardia linifera, nome científico da aninga.

"Isso nos motivou a levar ao laboratório, estudar a composição química e fazer ensaios com a aninga. Vimos que, realmente, os extratos dessa planta inibiram o crescimento dos ovos do Plasmodium falciparum, que é o parasita causador da malária. Repetimos os testes e começamos a ter resultados positivos", explicou a pesquisadora Cristine Bastos do Amarante.

"Publicamos um estudo em 2010 sobre o combate à malária. Agora, estamos estendendo os estudos para o Aedes. Esperamos bons resultados pelas substâncias que já encontramos, que são reconhecidamente repelentes na literatura. Queremos desenvolver uma formulação ou transferir essa tecnologia para uma empresa", disse a pesquisadora. 


Presidenciável Ciro Gomes chega na convenção do PDT
Surfista "pesca" com as mãos tainhas na praia da Laguna (SC)
veja +
Cristovam Buarque propõe fim do auxílio-moradia para parlamentares e juízes
Comissão do Senado aprovou regulamentação da profissão de cuidador
Câmara aprova proposta que regulamenta produção e comercialização de queijo artesanal
veja +