Câmara Legislativa recebe nota baixa em transparência

autor Misto Brasília

Postado em 07/05/2017 20:18:26 - 20:15:00


Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal/Arquivo/CLDF

Relatório apresentado a Joe Valle recebeu a pior avaliação no quesito da Lei de Acesso à Informação

O que a população do Distrito Federal já sabia, um relatório divulgado no final de semana comprovou que a Câmara Legislativa é muito pouco transparente. Recebeu nota “mediana” no relatório do Índice de Transparência Legislativa em seu sítio eletrônico. As conclusões foram entregues ao presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT).

O atendimento aos requisitos previstos na Lei de Acesso à Informação registrou o pior índice. Entre os problemas verificados estão: a lentidão da ferramenta de busca na página da internet, bem como a falta de organização na apresentação das informações pesquisadas; a disponibilização de informações em PDF, entre outros.

A avaliação foi encomendada pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e pelo Observatório Social de Brasília (OSBrasília).

A análise dos indicadores relativos à CLDF foi feita por 17 voluntários, presencialmente, no dia 11 de março. Segundo informou a assessoria de imprensa da CLDF, o melhor índice verificado diz respeito à transparência dada à função primária da Câmara; ou seja, a produção legislativa. O segundo melhor índice apurado foi de 0,6757 para transparência administrativa.

A disponibilização dos meios e mecanismos de participação e controle social alcançou a nota de 0,4444, indicando ser preciso melhorar os as formas de a população contribuir com o processo legislativo e se comunicar, diretamente, com os distritais.


"O senhor não tem vergonha na cara", dispara brasileiro para Gilmar Mendes
Conheça o apartamento do bispo Edir Macedo que custou uma fortuna
veja +
Propostas que legalizam jogos de azar andam rápido no Congresso
Publicada lei que pretende diminuir os altos índices de mortes no trânsito
Proposta para criar delegacias para idosos está na Câmara
veja +